Rodas, tudo e mais um pouco!

Na fantasia de quem é iniciante, uma bicicleta tem guidão e roda. Simples. E rodas? Rodas são…rodas! Não é bem assim. Como quase tudo em uma bike, existe uma tecnologia cada vez mais sofisticada por trás de cada componente. 

A função da roda, tanto na bike quanto em qualquer veículo, é multiplicar a velocidade. Os pedais fazem girar o eixo central, as rodas alavancam o esforço e fazem o aro externo girar muito mais ao mesmo tempo, o que potencializa a pedalada. Isso significa maior aceleração. 

Uma roda, na verdade, é um conjunto de componentes: aro, em geral, de liga ou de carbono + o pneu + o cubo, a parte central da roda, composto por um eixo, rolamentos e uma peça em forma de cubo, daí o nome. No cubo são fixados os raios que também serão presos no aro, onde vai se encaixar o pneu. O desenho dos aros, não é só para fazer bonito. Dependendo do traçado ele ajuda a dar tração. Nada é à toa numa bike moderna.

O tamanho da roda de uma bicicleta segue um padrão estabelecido pela Organização Internacional de Normalização (ISO 5775). Bikes de adulto em geral tem rodas entre 26 e 29 polegadas. Mas essa medida não vale para BMX, por exemplo, as bikes feitas para a prática de bicicross. A forma e o tamanho dos pneus também colabora para a roda ser mais ou menos ligeira. Bicicletas para uso urbano têm rodas finas e pneus estreitos. Bicicletas para mountain bike tem rodas mais largas, mais pesadas e pneus mais robustos, para dar maior segurança em terrenos acidentados. 

Essas explicações, acredite, são só a ponta do iceberg da concepção de roda numa bicicleta moderna. Mas já dá para você prestar mais atenção e fazer boas perguntas para o vendedor, na hora de escolher sua próxima companhia de duas rodas.

Recentemente, a KSW Bikes ampliou suas produções e começou a fabricar rodas, a partir de máquinas que, por conta de sua alta tecnologia – esta usada em maquinário robótico de extrema precisão – , acabam fazendo grande parte do processo de maneira independente, chegando em graus de alinhamento quase 100% perfeitos. 

A níveis de comparação, grande parte da produção de rodas feita ao redor do planeta tem uma margem de tolerância de até 1,5mm, no quesito alinhamento. Na fábrica da KSW, quase sempre se chega a 0, beirando a perfeição. A qualidade do produto acaba sendo irrefutável.

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